Dicas e informações sobre casa e construção

Como pintar uma parede nova, ou seja, apenas no reboco?

Veja algumas dicas de como pintar uma parede nova, ou seja, que esteja apenas no reboco. Veja as etapas e os cuidados que você deverá tomar para alcançar um resultado mais adequado.

A pintura é um processo muito importante para dar um acabamento em uma casa e permitir que ela seja habitada pelas pessoas. Uma parede nova ou só com reboco pode até ser usada, mas existem vários problemas de você habitar em uma casa só com reboco e sem pintura, como problemas com iluminação, possibilidade de mofo ou infiltrações nas paredes, sujeira já que a parede nova solta um pouco de areia, entre outros.

Para pintar uma parede nova é preciso preparar bem para que ela possa receber a pintura e dar um acabamento melhor, embora possa não haver consenso, acredito que os passos abaixo sejam o ideal para você preparar e pintar uma parede nova.

Lixar

A primeira coisa que você deve fazer é passar uma lixa de gramatura bem grossa como 60 ou 80 para eliminar o excesso de areia que fica no reboco depois que ele seca. Mas essa lixa deve ser passada apenas para eliminar excesso e não deve ser muito forte para não criar ranhuras na parede. Corra a lixa bem de leve e depois que terminar use uma vassoura para eliminar o excesso de areia que ainda ficou na parede.

Tudo isso se a parece estiver bem seca e livre de umidade.

Aplicar massa corrida ou selador

Se a parede foi interna o ideal é você fazer a aplicação da massa corrida para corrigir eventuais defeitos na parede e deixar a superfície uniforme e lisinha, dando sim um acabamento melhor. A massa corrida deve ser aplicada em duas demãos e após aplicação de cada uma delas você deverá lixar para permitir que ela fique com acabamento perfeito. A última etapa da lixação deverá ser feita com ajuda de uma lâmpada para permitir que você enxergue pequenos defeitos e assim possa corrigi-los.

No caso de paredes externas ou muros onde normalmente não se aplica a massa corrida, é recomendável você aplicar um selador antes de aplicar a tinta para que você tenha um melhor aproveitamento da pintura posteriormente.

Aplicar a tinta

Após os processos acima estar devidamente concluídos, entra-se com a pintura o que deve ser feito em duas demãos, respeitando os prazos estabelecidos pelo fabricante entre uma demão e outra e desta forma é possível obter um resultado mais adequado pintura da sua casa.

Veja abaixo um vídeo mostrando como preparar uma parede para a pintura:

Dicas, problemas e cuidados

Como fiz a pintura de várias casas, tanto como pintor mesmo, como proprietário que compra as tintas e contrata outras pessoas para fazer o serviço, gostaria de dar abaixo algumas dicas que julgo importantes, relatar alguns problemas que tive e que você poderá evitar, bem como alguns cuidados necessários com a pintura.

Cuidado com tinta barata

Eu tinha que pintar uma casa para devolver ao final do contrato de aluguel e resolvi comprar uma tinta barata para fazer a pintura. Eu economizei na tinta, mas perdi tudo na mão de obra. Deu muito trabalho. Eu comecei a pintar e ficou muito manchado a parede, não sabia o que fazer. Tive que contratar um pintor profissional que com várias camadas conseguiu resolver. Resultado: economizei no preço e gastei com o pintor e com a quantidade de tinta usada.

Texturas e grafiados parecem simples

Só parecem, mas não são. Fazer texturas de forma correta e aplicar e principalmente riscar o grafiato exisge sim bastante expertise. No caso da textura é mais simples, mas o grafiato, dependendo da época do ano em que você faz, ele seca muito rápido é quando você vai riscar se uma parte está mais seca do que a outra, o resultado é diferente. É necessário usar uma brocha com água para molhar antes de riscar, mas ainda assim exige muito cuidado.

Tintas premium

Se a tinta barata é problema, as premium pode ser também. Para pintar a frente da minha casa eu comprei uma tinta cara e premium. Resultado, descascou e está horrível agora. Quando tinha outra casa, resolvi pintar com tinta lavável, de grande qualidade e cara. Bastou uma infiltração na parede para eu descobrir que após tirar a infiltração e corrigir o reboco, teria de pintar a parede inteira é não apenas a parte do problema. Na verdade tive de pintar a casa inteira, ou seja, perdi tudo.

Massa corrida latex e acrílica

Latex é para uso intermo e acrílica é para uso externo ou onde possa ter umidade.

Cores

Teto é quase consenso de que deve ser branco. Paredes internas em tons bem claros. Branco gelo é uma cor para fazer sem errar. Lembre-se que a cor da parede irá interferir na iluminação da sua casa. Externo é livre, mas evite cores berrantes, ninguém aguenta ficar olhando para aquilo por muito tempo.

Eu usei para áreas internas a seguinte combinação: Branco no teto e gelo nas paredes. É uma combinação bem padrão e que não tem erro. Fica bom, discreto e bonito.

Reboco novo

Pintar reboco novo não é recomendado. Fala-se em pelo menos 28 dias. é preciso esperar não só a parede secar, como também terminar a cura do reboco já que tem cimento na massa. Também tem a questão da umidade e talvez até a possibilidade de aparecer alguma trinca. Então esperar um pouco é uma boa prática, pois se surgir alguma imperfeição, ela pode ser corrigida com massa corrida.

Contratar ou fazer você mesmo?

Pintura não é tão simples de se fazer, mas também não é coisa de outro mundo. Eu pintei boa parte da minha casa e não ficou ruim. É claro que precisa ter um pouco de prática e se você não tem, recomendo ver alguns vídeos explicativos e treinar um pouco antes.

Se você tiver um muro ou alguma parede que possa fazer alguns testes e treinamentos seria bom.

O grande problema da pintura são as tintas ruins que dificulta muito a aplicação, bem como as cores muito fortes onde há necessidade de mais cuidado, pois qualquer imperfeição irá aparecer mais facilmente.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade