Dicas e informações sobre casa e construção

Banheiro pequeno ou grande? Qual o tamanho ideal para banheiro?

Veja a análise sobre a construção de banheiros pequenos ou grandes em casas ou apartamentos. Qual o tamanho ideal para banheiro e alguns exemplos de tamanhos.

Uma das grandes dificuldades de quem está projetando uma casa é definir o tamanho dos cômodos que ela terá. Em muitos casos o projeto segue o espaço disponível no terreno, ficando o tamanho dos cômodos limitados ao ajuste do terreno, mas esta não é boa estratégia. O banheiro, por exemplo, deve ter seu tamanho definido pela necessidade do morador, assim com os demais espaços da casa. Mas qual é o tamanho ideal de um banheiro?

Banheiro pequeno ou grande?

Se for muito pequeno pode trazer desconforto para o uso, se for muito grande pode se tornar mais complicado para a limpeza e as vezes ocupar espaço desnecessário. Neste caso a definição do tamanho precisará estar associado à sua necessidade,  como a quantidade de pessoas que irão usá-lo, entre outros. A imagem abaixo mostra a planta de uma casa que eu tinha, nela havia dois banheiros como pode ser visto abaixo:

exemplo de banheiros pequenos

Como visto acima um dos banheiros era muito pequeno com medida de 1.20 x 2.20, contudo como era de uma suíte e apenas eu e minha esposa usávamos, até que não era de grande problema.

Imóveis populares e apartamentos

Atualmente tenho visto plantas de muitos apartamentos dos novos condomínios que estão sendo lançados e tenho percebido que o tamanho de alguns cômodos, como quartos, cozinhas e banheiros, estão muito pequenos. Isto já era comum nos imóveis populares lançados pela Caixa, por exemplo, mas no caso de apartamentos, há casos de imóveis até de alto padrão com tamanhos bem minúsculos. Veja abaixo algumas medidas que pequei de alguns condomínios de apartamentos em minha cidade:

  • 1.20 x 2.14
  • 1.57 x 1.57
  • 2.25 x 1.20
  • 1.45 x 1.93
  • 2.29 x 1.35
  • 2.21 x 1.25

Como visto acima o tamanho médio é relativamente pequeno, este último exemplo é de um apartamento de alto padrão, que está sendo vendido por um valor significativo. O problema é que os apartamentos estão muito pequenos e o banheiro está sofrendo muito com isso.

Tamanho ideal

banheiro 3 metros por 1 e meio

Como já explicado acima, o tamanho ideal é aquele que serve para você, mas acredito que um banheiro com 1,5 x 3 mts é um tamanho que pelo menos eu o consideraria como ideal, já que não é pequeno, mas também não é grande demais e dá para ser usado com privativo ou para várias pessoas da casa.

Tamanhos grandes

Se você tem espaço, dinheiro e quer um pouco mais de conforto, tamanhos maiores podem ser bem vindos também. Há casos de pessoas que querem colocar uma banheira de hidromassagem e isto requer mais espaço, naturalmente. Há também os casos de chuveiro duplo e até pia dupla. Tudo isso é muito bacana, mas com certeza não será nos banheiros com os tamanhos acima que isto será possível, logo, depende muito do que a pessoa deseja fazer e naturalmente o custo disso.

Custo do banheiro

Banheiro completo

Outra coisa que precisa ser levado em conta por quem pretende construir uma casa é o custo final de construção de um banheiro. Acredito que ao lado da cozinha ele seja o cômodo mais caro para se fazer em uma casa e sob este ponto de vista o tamanho dele pode encarecer mais ainda ou baratear. Explico.

Quando você faz um quarto, em termos de construção em si terá de fazer paredes com reboco, piso e teto. Já o banheiro precisa:

  • Vaso sanitário
  • Pia com armário
  • Metais sanitários
  • Box
  • Chuveiro
  • Muito encanamento, tanto de água, como de esgoto
  • Espelho

Além disso, há outro fator que encarece mais ainda que é o custo do revestimento nas paredes. Tomemos como base a medida acima de 3 x 1,5. Neste caso teremos 9 metros lineares (3+3+1,5+1,5). 9 metros x 3 metros de altura teremos 27 metros quadrados de revestimentos. Considere o preço do revestimento, argamassa, rejunte e mais o preço da mão de obra. Perceba que só de revestimento o custo de construção é alto.

Isto sem considerar os detalhes de acabamento e decoração, como as famosas pastilhas, nicho, entre outros. Posso dizer que é no banheiro que está o metro quadrado mais caro da construção de uma casa, afinal, outros cômodos como sala e dormitórios, basicamente tem paredes, piso e teto. A cozinha é um pouco mais cara, mas não igual ao banheiro.

Exemplos de banheiros

Se você é daqueles que gosta de ver alguns exemplos prontos para poder se inspirar, este link poderá ser útil para dar uma ideia de tamanho, estilo, decoração e outros detalhes de diversos tipos de banheiros. Veja abaixo outros exemplos

Tira-dúvidas

Quantos banheiros devo fazer na minha casa?

Depende de vários fatores, como por exemplo a quantidade de cômodos e principalmente a quantidade de pessoas que irá morar, mas eu penso que pelo menos dois deve ser considerado para quase todos os casos, exceto no caso de casas pequenas onde um ou duas pessoas vão morar.

Imagine uma casa com um casal e dois filhos. Pelo menos um banheiro social para atender os filhos e uma suite para o casal. Há pessoas que fazem um banheiro por quarto, ou seja, todos suites e mais um banheiro social. Isto é ótimo, mas fica caro.

O que é um lavabo?

É um banheiro pequeno com uma pia e vaso sanitário apenas. Ele é usado como uma espécie de banheiro social e geralmente na entrada da casa ou em áreas externas próximo a área de lazer, por exemplo. Imagine que você esteja fazendo um churrasco em sua casa e não quer que as pessoas fiquem entrando dentro de casa para ir no banheiro. Neste caso você pode fazer um lavado na área externa, já que eles não precisarão de chuveiro e apenas de vaso e pia. A mesma lógica vale para visitas em sua casa.

O custo final de um banheiro depende diretamente do seu tamanho?

Sim e não. Sim, pois quando maior, mais caro ele tende a ser. Não, pois o valor não aumenta na mesma proporção, pois se você manter os mesmos utensílios e aumentar apenas o tamanho da construção, vai aumentar o valor referente a parede, teto e piso.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade