Tipos de portão: basculante, correr, eletrônico, aberto e fechado

Conheça os vários tipos de portões para residências como os modelos basculantes, de correr e abrir, feito nos mais diversos materiais, como madeira, ferro, alumínio e lata. Veja os exemplos.

Eles podem ser abertos ou fechados, basculantes de corre ou de abrir, feito pelos mais diversos materiais, como madeira, alumínio, ferro e outros. A escolha do material, estilo e forma de funcionamento é importante para determinar sua usabilidade e funcionamento. Veja abaixo os diversos modelos de portões para você conhecer.

Portão basculante

É o modelo cuja abertura é feita na vertical, onde a base de sustentação dele corre dentro de uma espécie de trilo nas laterais direita e esquerda, permitindo assim a sua abertura e fechamento. Ele é indicado para situações onde a abertura horizontal não seja possível e assim economiza-se espaço.

Veja exemplos de portão basculante

Portão de correr

O modelo de correr é o mais tradicional e usado, especialmente para portões grandes como os de garagens, por exemplo. A vantagem dele é que a abertura é horizontal e com isso pode-se inclusive usar portões mais reforçados e pesados.

Veja aqui exemplos de portões de correr

Portão de abrir

O portão de abrir também é muito comum, mas ele só é possível para modelos menores, onde o peso seja suportado, uma vez que ele é fixado na parede e portanto não pode ser muito pesado. É comum para entrada principal de casas ou para entradas laterais.

Veja aqui exemplos de portões de abrir

Portões eletrônicos

Um portão eletrônico pode ser tanto o de correr, basculante ou de abrir. O termo eletrônico se aplica ao mecanismo que automatiza a sua abertura e fechamento, sendo, portanto, possível aplicar este mecanismo a qualquer tipo de portão.

Veja aqui exemplos de portões eletrônicos

Portão aberto e fechado

Os termos abertos e fechados aqui indicam o tipo de construção ou o estilo dele. Alguns modelos são formados por uma espécie de grade ou mesmo tendo vão e nesses casos chamamos de portão aberto, porque permite visualizar de um lado para o outro. Já o portão fechado é aquele construído com material opaco e não permite a visualização de um lado para o outro.

Quando ao tipo de material em que ele é construído, existem vários tipos, como ferro, lata, alumínio, madeira e outros materiais. A escolha do material tem a ver com o peso, estética e melhor aplicação dele naquele local. Veja abaixo os exemplos de alguns portões com materiais diversos.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade