Qual o tamanho ideal do jardim de inverno?

Veja algumas ideias sobre jardim de inverno e o tamanho que ele deverá ter. Um vídeo mostrando dicas de jardim de inverno decorativo ou para decoração.

O jardim de inverno é um recurso bastante usado em casas para diversos fins, como o próprio nome já anuncia, sua função inicial era de criar um ambiente integrado a casa para ser usado no inverno que é um período muito frio, mas com o passar do tempo as pessoas acabaram adaptando seu uso para outras finalidades. Hoje ele é usado como espaço de decoração já que permite fazer uma ótima integração com vários cômodos de uma casa e também tem sido usado como recurso arquitetônico promovendo uma alternativa para construções em terrenos pequenos que não tem muito espaço para iluminação e ventilação.

Veja o vídeo abaixo com boas dicas de uso do jardim de inverno para fins de decoração e integração dele com a sala de estar, que é o método mais tradicional de uso dele. Dicas de plantas e flores que podem ser usadas, entre outras.

Qual o tamanho ideal do jardim de inverno?

O tamanho do jardim de inverno dependerá muito da finalidade que ele estará sendo usado, do espaço do terreno, entre outros. Se a proposta dele é puramente decorativa, então não há a necessidade de ele ter um tamanho muito grande, já que pode inclusive ser adaptado a pequenos espaços, como cantos, embaixo de escadas, entre outros.

Mas há casos em que a casa não tem área para abertura de janelas para ventilação e iluminação. Neste caso o jardim de inverno é usado como espaço no imóvel para abertura de janelas e assim promover melhor ventilação e iluminação. O tamanho ideal dele para casos assim deve ter pelo menos 1.5 x 1.5 mts (um metro e meio por 1 metro e meio). Se ele ficar menor que isso ainda sim poderia ser usado, mas especialmente a ventilação do ambiente poderia ser prejudicada. Veja a imagem abaixo de uma planta de uma casa que eu tinha e a medida do jardim de inverno era de 1.8 x 2.30 e confesso que o tamanho não era muito grande, mas atendia perfeitamente bem o propósito descrito acima.

planta jardim de inverno

Por fim é importante considerar que cada caso é um caso e que há propósitos diversos para a construção de um jardim de inverno. Analise o espaço que você tem e converse com seu arquiteto que certamente dará a melhor solução para o tamanho ideal do jardim.


 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade