O que é tv LCD, plasma, LED e Smart?

Saiba o que é TV LCD, plasma, LED e Smart. Quais as diferenças e semelhanças existentes entre esses vários modelos de aparelhos de televisão. Confira.

Atualizar a sua TV deixou de ser um fator de consumo e passou a ser uma necessidade real: O sinal analógico vai deixar de existir e passará a ser digital.

Se a sua TV ainda é digital, ou você terá que adquirir um kit conversor ou uma TV digital.

As televisões mais modernas já são digitais, além de oferecer outras vantagens sobre as TVs analógicas.

Mas vamos entender o que é analógico e digital?

Sinal analógico x TV analógica

O sinal analógico é propagado em ondas eletromagnéticas contínuas, semelhante às correntes elétricas e até mesmo ao som emitido por uma caixa de som ou microfone. É um sinal variável, que oscila muito e, por isso, a imagem de uma TV que recebe um sinal analógico não é muito boa, com ruídos e chiados.

A TV é analógica por que funciona como receptora de sinal analógico. A sua extinção no Brasil está com data limite prevista para 2018. Mas em algumas cidades o sinal já está sendo desligado, como São Paulo.

Sinal Digital x TV Digital

Com a extinção do sinal analógico, vamos entrar de vez na era digital. Esse tipo de sinal não oscila muito, o que torna possibilita imagens e sons com muito mais qualidade.

Mas para ter o benefício da imagem em alta definição e som de qualidade, é preciso que o seu televisor também seja do tipo analógico, ou seja, que já tenha sido fabricado com essa tecnologia.

Essas TVs mais modernas, além dessa tecnologia digital, possuem outras tecnologias e vantagens e já permitem, inclusive, acesso à internet.

Vamos sabe o que é TV LCD, plasma, LED e Smart?

Para começo de conversa, estamos falando em TVs digitais. Então se optar em adquirir qualquer um destes modelos irá se adequar à mudança de sinal e ter imagem e som de alta qualidade.

Esses termos se referem especificamente ao tipo da tela e a iluminação utilizada na produção das cores.

TV de Plasma

As TV de plasma usam milhares de células que estão cheias de gases nobres que quando sofrem uma descarga elétrica se transformam em plasma e liberam luz.

São as mais baratas e por isso é comum encontrar TV muito grandes por preço ainda menores que as demais.

São perfeitas para fazer um cinema em casa, pelo tamanho e pela ótima definição de cores que possui.

TV LCD

Esse tipo de TV possui uma tela de cristal líquido. A iluminação dessa tela é feita com lâmpada fluorescente, de luz branca, pela parte de trás, no interior da TV.

A imagem é nítida mas um pouco mais opaca, por conta desse tipo de iluminação. Mas funciona muito bem em ambientes muito iluminados e não são as mais caras. Mas dificilmente é vendida em tamanhos maiores e reflete muito as sombras (janela, luminária etc).

TV de LED

Essas TV tem uma tela do tipo LCD (de cristal líquido), porem as cores são definidas pela LED (Que é um diodo emissor de luz).

As TVs desse tipo são as que possuem muitas vantagens sobre as de LCD e plasma:

TV Smart

Ou Smart TV (televisão inteligente). Podem ser LCD, Plasma ou LED e de vários tamanhos.

O que a diferencia das demais é que apresenta uma evolução no conceito de televisão, já que permite interatividade e conectividade.

Possui entradas USB e sistema WI FI. Você pode se conectar à internet na sua TV através de cabo ou roteador. A vantagem é que, embora não tenha a pretensão de substituir o computador, essa TV permite a instalação de aplicativos gratuitos e pagos e, com isso, a experiência em assistir TV é muito ampliada além dos canais abertos convencionais.

Com esse sistema você instala e atualiza sistemas de entretenimento gratuito como o YOUTUBE e a WEB, podendo navegar pelos sites incluindo o Facebook e o Twitter. Permite também acesso a aplicativos pagos como NETFLIX e outros como a GLOBO PLAY e EI (Esporte Interativo).

Então a vantagem é que você amplia e muito o conceito de diversão com a sua TV. Mas a desvantagem é que é das mais caras, dependendo ainda do tipo de tecnologia envolvida (LCD, Plasma ou LED).

Eu particularmente uso e gosto muito da Smart TV. Tenho uma da marca LG, Led e Full HD, e usufruo bastante. Inclusive dou uma dica: adquira também um mouse e um teclado sem fio. Eles vêm com um Pen Drive que, ao ser inserido em uma das entradas USB da sua TV, permite que você a use praticamente como um computador. Podendo inclusive navegar na web. Não tenho mais TV a caba e quando não tem nada de interessante passando nos canais abertos de TV assisto a vídeos no YOUTUBE ou a filmes e séries no NETFLIX.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade