Imóvel financiado pela Caixa, o que você precisa saber

Condições do imóvel para financiamento, comprovante de renda, nome sujo nos órgão de crédito, pendências judiciais e fiscais, entre outros fatores que você precisa saber para financiar.

Comprei uma em 2009 e fiz o financiamento de parte do valor pela Caixa, dois anos depois acabei vendendo a casa e o comprador optou também por financiar parte do valor. Com isso durante um bom tempo acabei ficando envolvido com o processo de financiamento de imóveis e pude observar o funcionamento tanto do lado do comprador como do vendedor.

Neste artigo gostaria de explicar os pontos principais que você precisa saber tanto para comprar como para vender um imóvel com recursos obtidos na Caixa. Deixo claro que as informações aqui tratadas podem não ser as mesmas para todos os casos e também poderá haver mudança na forma da Caixa avaliar todo o processo.

Se você está comprando

Condições do imóvel para financiamento

avaliação física imóvel financiamento

Para ser financiado, o imóvel precisa atender alguns critérios, que na verdade eu não sei quais são e parece que nem mesmos os corretores sabem, já que perguntei isso a um deles e ele usou algumas hipóteses e não dados concretos. Mas de uma maneira geral, considerando uma casa por exemplo, ela precisa ter condições de moradia. Logo uma casa em condições ruim além de não ser considerada digna de moradia não servirá como garantia do financiamento que atualmente pode chegar a 420 meses ou 35 anos. Agora, como os engenheiros da Caixa fazem essa avaliação eu não sei. Quando eu vendi, tudo que ele, o engenheiro fez foi tirar fotos.

Alem da condição física do imóvel tem a questão da documentação que precisa estar em ordem. (veja abaixo)

Comprovante de renda

O comprovante de renda é importante para determinar qual o valor máximo da parcela que será permitido no seu caso. Vale lembrar que a comprovação de renda pode ser familiar, isto é some a renda formal, aquela que você consegue comprovar, de todas as pessoas da sua casa. A sua parcela não poderá ser maior que 30% deste valor.

Para comprovar a renda você pode usar holerith, Declaração de Imposto de Renda, extratos bancários, entre outros. Na verdade isso pareceu bem tranquilo.

Nome sujo

Não pode ter. Inclusive do cônjuge e daqueles que irão compor a renda familiar.

Onde dar entrada na documentação

Antigamente era diretamente na Caixa, agora existem os Correspondentes que são geralmente corretores de imóveis ou imobiliárias. Eles orientam e recolhe toda a documentação necessária do comprador, vendedor e do imóvel. Do inicio ao fim eles é quem conduzem o processo. Não há custo para isso. Procure um correspondente mais próximo.

Quanto tempo leva o processo

Depende. Quando eu comprei  o processo demorou em torno de 2 meses, quando vendi levou 4 meses, mas isto porque o corretor cometeu alguns erros que acabou atrasando. Leve em consideração o tipo do financiamento que será feito e outros fatores. Mas pelo que sei parece que o processo está bem mais rápido atualmente.

Custo com documentação

casa valores documentação financiamento

Aproximadamente 5% do valor do imóvel precisa ser depositado com antecedência na Caixa para pagar a documentação na prefeitura e no cartório. Todas as taxas e registro do imóvel estão incluso nisso e tudo é feito pela Caixa, você só precisa pagar.

Se você está vendendo

Pendências judiciais e fiscais

O imóvel não pode estar penhorado para pagar dívidas, como acontece em ações trabalhistas. Além disso, problemas fiscais do imóvel e do(s) vendedor(es)  seja na prefeitura, na Receita Federal e outros órgãos também podem causar problemas.

Documentação do imóvel

A documentação do imóvel precisa estar registrada e fundamentalmente ser o que existe no imóvel. Por exemplo: uma casa pode ter a documentação registrada como terreno e não ter a averbação da construção, neste caso a documentação está irregular.

Além da documentação é necessário  considerar a condição física do imóvel analisada no início do artigo.

Quando o dinheiro é liberado

Demora um pouco. Além do prazo do processo do financiamento que o comprador irá conduzir e descrito acima, a Caixa só libera o dinheiro após o registro do imóvel que acontece em média 30 dias após a assinatura do contrato entre as partes na Caixa.

casa chaves imóvel

Considerações gerais

Para funcionar e financiar é preciso que tudo esteja ok, quem está comprando, quem está vendendo e o objeto em si que é o imóvel. Um financiamento habitacional é por um período muito extenso e geralmente em valores alto, então é natural que o processo seja um pouco burocrático e rígido em alguns aspectos. Mas ao contrário do que você possa imaginar a quantidade de financiamentos habitacionais é muito alto e tende a crescer mais com a expansão do mercado imobiliário.




10 respostas para “Imóvel financiado pela Caixa, o que você precisa saber”

  1. [...] Antes, recomendo a leitura do texto onde mostro o que você precisa saber sobre o financiamento pela Caixa. [...]

  2. Ednei disse:

    Ola estou com um imóvel em vista porem embaixo do mesmo é salão comercial a existe algum impedimento para a Caixa Econômica na financiar.

  3. Arthur disse:

    A caixa cobra do comprador a avaliação do engenheiro da caixa? qual este valor?

  4. Queli disse:

    Estou vendendo meu imovel para um comprador que vai financiar pela caixa. Gostaria de saber se terei algum custo com relação a minha documentação.

  5. Carlso Eduardo disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se o vendendor, estando com dívidas junto ao SPC SERASA, a caixa implicaria em aceitar este imóvel para financiamento?

  6. Leandro disse:

    Por favor ,quanto tempo de carteira assinada tenho que ter para financiar um imóvel pela Caixa ?

  7. francisca disse:

    Oi,gostaria de saber porque o vendedor de um imóvel tem que assinar na caixa,junto com o comprador,sendo que quem vai fazer o financiamento é o próprio comprador.

  8. Leilane disse:

    Boa tarde, gostaria de uma informação, estou fazendo um financiamento da casa própria minha casa e minha vida e foi reprovado pelo meu tempo de serviço, gostaria de saber se isto é legal, se realmente podem reprovar por este motivo, pois tenho menos de 1 ano de carteira assinada.

  9. Milton José Silvério disse:

    Financiei um imovel, estou com problemas de rachadura no imovel, o que devo fazer? Um abraço.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade